23/08/2018 e 30/08/2018 EAD: Novos papéis para o aluno


Referência: MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD : a educação à distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

Exposição de fatos:

  • O aluno precisa ter cuidado com os horários para que sua rotina contemple um período de dedicação aos estudos;
  • Há um "pré conceito" em relação ao ensino à distância, o qual, ainda é visto como inferior ao ensino presencial;
  • Precisa -se de maior concentração e dedicação para realizar as atividades no tempo determinado;


Questões (o que você precisa saber):

  • Como trabalhar com EAD com alunos que não tenham acesso em casa?
  • Como desenvolver atividades significativas no EAD, para que não haja apenas a reprodução automática do ensino presencial em ambiente virtual.


Ações (o que você precisa fazer?)


      O primeiro passo para abordar esse tema perpassa pela leitura referencial, destacando as ideias principais do autor o que nos leva a refletir sobre os questionamentos levantados e a observação se o texto contempla respostas sobre os mesmos.


Dúvidas / comentários / reflexões  / registros sobre o conteúdo estudado em aula:

   "O processo EAD e o surgimento de novas mídias interativas alteraram radicalmente o panorama de ensino e da aprendizagem, e neste novo cenário, tanto os alunos quanto os professores, e as instituições, passaram a desempenhar novos e diferentes papéis". Essa citação do autor traz a EAD como um novo recurso ao processo de ensino aprendizagem, o que implica enquanto educadores, numa reflexão acerca das práticas pedagógicas tradicionais.



Síntese sobre o assunto abordado:


   O momento de transformação educacional que estamos vivenciando nos instiga à questionar as práticas educativas, as quais estamos habituados, nesse contexto está a educação à distância com sua proposta diferenciada e por isso a meu ver torna-se polêmica. Percebo que todos as áreas do conhecimento estão evoluindo vertiginosamente -seja na medicina, relações comerciais, produção de alimentos etc.-, e dessa forma acredito que a área da educação deve subsidiar e acompanhar esta evolução.
     O papel do educador, diante dessa realidade e da forte tendência ao desenvolvimento tecnológico presente em nosso dia-a-dia, seja nas escolas, universidades e até mesmo em nossa casa é de integrar-se ao novo, desenvolver possibilidades e apresentar aos alunos uma nova "janela" do conhecimento.         Acredito que  a universalização dessas novas possibilidades educacionais ainda serão gradativamente implementadas e nesse ponto deixo um questionamento acerca das vontades políticas, bem como recursos para fomentar esse novo cenário educacional.
   
 
   





Disponível em: < http://eadsaocarlos.com.br/wp-content/uploads/2018 04/ilustra%C3%A7% C3%A3o-educa%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-dist%C3%A2ncia-ead-laureate-ensino-superior-%C3%A0-dist%C3%A2ncia-polo-fmu-laureate-s%C3%A3o-carlos-e-polo-anhembi-morumbi-laureate-s%C3%A3o-carlos.jpg >. Acesso em: 23 Ago. 2018.


Comentários

  1. Oi Colega!!!!
    Visualizei seu blog, li seu trabalho, e percebo que tem se esforçado, assim como eu para dar o melhor na realização das atividades. Certamente iremos deslanchar, mas reconheço que vamos precisar de um pouco de tempo para nos familiarizar com ambiente virtual.
    Lindo seu blog. Parabéns!
    Me visite no meu blog: profnairnackes.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente colega...estamos todos empenhados em aprender e fazer a diferença na educação! Grande abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

09-06-2019 - Cruzadinha sobre tecnologias digitais -

08/ 06 / 2019 - Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura