07/03/2019 - Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
Os modelos pedagógicos de que trata o texto, nos traz três correntes diferentes que estão presentes nas práticas escolares: Pedagogia diretiva, pedagogia não diretiva e pedagogia relacional ou construtivista.
A pedagogia diretiva, tem um enfoque empirista (observação) por parte dos alunos e o conhecimento é reproduzido a partir das ordens do professor. Nesse conceito o professor ensina e o aluno apenas absorve o conhecimento, pois é considerado "uma folha em branco" a ser preenchida ou em linguagem virtual um HD vazio, sem conteúdo.
Na pedagogia não diretiva o professor não exerce papel de importância e as crianças tem a liberdade de atuarem como aprendizes ou não, dependendo de sua vontade no momento. Nesse modelo o que mais importa é o saber trazido pelo aluno e o professor é apenas um observador do ambiente, devendo intervir o menos possível na produção do conhecimento. Advém de uma teoria apriorista, pois, acredita-se que o ser humano aprende apenas pela razão e pela experiência.
Outro método que aparece em contraponto aos vistos, é da pedagogia relacional, a qual baseia-se, na teoria do construtivismo, há nesse modelo uma troca entre o papel professor e aluno, que interagem. O papel do professor é de incentivador e fomentador do conhecimento, trazendo materiais e propondo a exploração pelos alunos, que agem sobre o assunto proposto acrescendo ou debatendo sobre o mesmo. Após essa discussão o aluno consegue interligar e compreender o que aprendeu, relacionando com seu cotidiano, como defende Piaget na teoria de assimilação / acomodação.
Em minhas considerações finais, proponho uma reflexão acerca das práticas pedagógicas (conscientes ou não), que utilizamos diariamente em sala de aula. Lembrando que o aprender pode e deve ser algo prazeroso.
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