Destinado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Água
A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.
A água compõe mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo um recurso essencial à existência de vida.
A água compõe o que chamamos de hidrosfera (do planeta) e está presente também no nosso corpo. Essa substância primordial é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal,segundo as autoras.E embora tenha sido considerada como um recurso inesgotável no passado, hoje, porém, precisamos ter um olhar mais cuidadoso com esse líquido tão precioso, para que não venha faltar num futuro próximo.
Considerações sobre o blogquest que apresenta uma nova possibilidade de educar de forma atrativa e diferenciada: Com o advento das novas tecnologias, surgem diariamente novos produtos, novos estudos e principalmente novas possibilidades de aprender e também ensinar, pois a educação, embora esteja apenas iniciando o processo de inserção das tecnologias, é o meio pelo qual as inovações tornam-se possíveis. O blogquest surge como uma ferramenta em potencial que possibilita um acesso fácil e organizado aos estudantes, pois através do blogquest o aluno pode imergir num determinado assunto e aprofundar seus aprendizados, visto que cada blogquest traz um tema, com pesquisas prévias aprofundadas e atividades específicas sobre determinado assunto, facilitando assim a pesquisa. Trago um trecho citando o início dessa história presente no artigo: "Blogquest uma das possibilidades de utilização dos blogs no
processo de aprendizagem", por Adriana Ferreira Boeira1
, Jocelâine Minella Boeira1
, Eliana Maria do Sacramento
Soares1:
O termo “blogquest” foi cunhado, no ano de 2003, pela professora Suzana de Souza
Gutierrez durante seu mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. A blogquest é uma adaptação da “WebQuest”, criada em 1995, pelo professor de
Tecnologia Educacional, Bernie Dodge da Universidade de San Diego (San Diego State
University) com o auxílio inicial do professor de Tecnologia Educacional, da
SDSU/Pacific Bell Fellow, membro da Escola Unificada do Distrito de San Diego (San
Diego Unified School District), Tom March. (p. 2).
09-06-2019 - Cruzadinha sobre tecnologias digitais - A partir dos estudos feitos até o presente momento no componente curricular "Educação e cultura digital" e considerando os apontamentos da autora a respeito de letramento digital, proponho uma cruzadinha que pode ser resolvida de forma divertida por quem se interessa pelo assunto e vem acompanhando as postagens sobre tecnologia e educação. Pode-se, portanto, testar conhecimentos prévios sobre cultura digital e confirmar suas respostas logo abaixo: l cibercultura - TDICS - Tecnodocência -Yearner - BIOE - Schooler - letramento - .
Considerações sobre novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura Para iniciar e nortear nossa visão sobre letramento numa perspectiva digital, consideremos a reflexão sobre o tema proposto pela autora Magda Soares: Levado a efeito, em geral, por meio do processo de escolarização e, portanto, da instrução formal. A alfabetização pertence, assim, ao âmbito do individual. O letramento, por sua vez, focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita. Entre outros casos, procura estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escritura de maneira restrita ou generalizada; procura ainda saber quais práticas psicossociais substituem as práticas “letradas” em sociedades ágrafas. (Idem, 1988, p. 9, e 1995, p. 9-10). A partir dessa perspectiva, podemos compreender que as práticas de ensino à leitura e a escrita formal de códigos (leitura de palavras) são antecedidas pela leitura de mundo ...
Comentários
Postar um comentário