14/06/2019 Blogquest - nova possibilidade de educar de forma atrativa e diferenciada!

 Blogquest - nova possibilidade de educar de forma atrativa e   diferenciada! 

Blogquest desenvolvida por: Danúbia Bianchi Menegat 
Email: danubiamenegat@gmail.com
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS, Campus Vacaria
Componente Curricular: Educação e Cultura Digital
Professora: Adriana Ferreira Boeira
Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Resultado de imagem para imagens sobre a agua
Imagem disponível em <https://www.soescola.com/wp-content/uploads/2017/03/projeto-agua-fonte-de-vida-educacao-infantil.png>. Acesso em 28 Abr 2019.

BLOGQUEST

"Água fonte de vida"


Destinado a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 


Água

   A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.
A água compõe mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo um recurso essencial à existência de vida.



A água compõe mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo um recurso essencial à existência de vida.
    A água compõe o que chamamos de hidrosfera (do planeta) e está presente também no nosso corpo. Essa substância primordial é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal,segundo as autoras. E embora tenha sido considerada como um recurso inesgotável no passado, hoje, porém, precisamos ter um olhar mais cuidadoso com esse líquido tão precioso, para que não venha faltar num futuro próximo.
Por Rafaela Sousa (Graduada em Geografia) e Ma. Vanessa Sardinha.Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm#> Acesso em: 28 Abr 2019.


 Considerações sobre o blogquest que apresenta uma nova possibilidade de educar de forma atrativa e diferenciada: 

    Com o advento das novas tecnologias, surgem diariamente novos produtos, novos estudos e principalmente novas possibilidades de aprender e também ensinar, pois a educação, embora esteja apenas iniciando o processo de inserção das tecnologias, é o meio pelo qual as inovações tornam-se possíveis. O blogquest surge como uma ferramenta em potencial que possibilita um acesso fácil e organizado aos estudantes, pois através do blogquest o aluno pode imergir num determinado assunto e aprofundar seus aprendizados, visto que cada blogquest traz um tema, com pesquisas prévias aprofundadas e atividades específicas  sobre determinado assunto, facilitando assim a pesquisa. Trago um trecho citando o início dessa história presente no artigo: "Blogquest uma das possibilidades de utilização dos blogs no processo de aprendizagem", por Adriana Ferreira Boeira1 , Jocelâine Minella Boeira1 , Eliana Maria do Sacramento Soares1:
 O termo “blogquest” foi cunhado, no ano de 2003, pela professora Suzana de Souza Gutierrez durante seu mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A blogquest é uma adaptação da “WebQuest”, criada em 1995, pelo professor de Tecnologia Educacional, Bernie Dodge da Universidade de San Diego (San Diego State University) com o auxílio inicial do professor de Tecnologia Educacional, da SDSU/Pacific Bell Fellow, membro da Escola Unificada do Distrito de San Diego (San Diego Unified School District), Tom March. (p. 2).
Referência:
Blogquest: uma das possibilidades de utilização dos blogs no processo de aprendizagem Adriana Ferreira Boeira1 , Jocelâine Minella Boeira1 , Eliana Maria do Sacramento Soares1: Disponível em:<http://moodle.vacaria.ifrs.edu.br/pluginfile.php/8831/mod_resource/content/4/Blogquest_1444-2112-1-SM.pdf > Acesso em: 14 Jun 2019.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

09-06-2019 - Cruzadinha sobre tecnologias digitais -

08/ 06 / 2019 - Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura